Urbanização litorânea e planejamento na metrópole: a produção do espaço urbano de Fortaleza.
ADAPTADO POR:
Kaio Duarte VIEIRA
duartekaio1@gmail.com
Universidade Federal do Ceará
A principal expressão urbana no Nordeste e no Brasil é registrada nas regiões litorâneas metropolitanas. São espaços economicamente dinâmicos e incorporam práticas de vilegiatura marítima moderna associadas ao processo de turistificação do litoral. No contexto de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), a capital capilariza e redistribui o turismo litorâneo nos municípios vizinhos, sobretudo os que compõem a região metropolitana. São exemplos, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Aquiraz. Diante disso, é possível entender qual o papel do planejamento público e das ações privadas na construção do tecido urbano no litoral, e quais práticas promovem o processo da metropolização turística.
As principais ações envolvidas na turistificação desses espaços são explicadas pela captação de investimentos públicos e privados. Como desdobramentos, têm-se a criação de infraestrutura urbana e instalação de equipamentos voltados para o turismo (hotéis, condomínios, pousadas). Destaque-se a implantação de novos empreendimentos imobiliários como vetor de produção do espaço litorâneo metropolitano, como é o caso do município de Aquiraz. (Figura 1).
Figura 1- Expansão Urbana na Localidade Litorânea do Porto das Dunas no Município de Aquiraz, No período entre 2000 e 2016
Na localidade de Icaraí, os condomínios possuem características tradicionais da prática do veraneio: área comum com deck e churrasqueira, tendo como principal atrativo a localização litorânea. Entretanto, nas últimas duas décadas são construídos complexos turístico-imobiliários capazes de ocupar áreas superiores a 100 hectares e compostas de diversos produtos hoteleiros e imobiliários. Essa mudança na conceção dos projetos do empreendimentos turísticos-imobiliários é acompanhada e bem observada no município de Caucaia, especificamente Cumbuco e Icaraí, exemplos de mudanças e de novas formas de lazer no litoral oeste cearense
Nesse município, precisamente na praia de Cumbuco, a estrutura desses empreendimentos difere-se em várias tipologias (Figura 2). Os empreendimentos Wai Wai Cumbuco Eco Residence Club e o Hotel Vila Galé se observa estruturas com piscina de borda infinita, deck, playground, sauna e academia. O padrão de consumo é alterado, em virtude do grupo econômico atraído para essas localidades, e a tipologia desses espaços são ampliadas ao longo do processo de urbanização litorânea A viabilização desses complexos, de acordo com a autora, está diretamente relacionado à pavimentação de ruas, incremento de novas atividades no setor terciário e aos sistemas infraestruturas básicos.
Figura 2– Principais empreendimentos imobiliários presentes no litoral de Caucaia, na porção oeste do Ceará.
Além do processo de metropolização turística e suas formas de consumo, a demanda por esses empreendimentos – no litoral oeste – também cresce em virtude do Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, próximo à localidade de Cumbuco.
No litoral à leste de Fortaleza, notadamente no município de Aquiraz, o complexo turístico Beach Park é o grande vetor de urbanização litorânea em Porto das Dunas. A praia e seu entorno transformaram-se em virtude de agentes sociais (promotores, loteadores, empreendedores turísticos e compradores dos imóveis) e das práticas de lazer a estes imóveis associadas (vilegiatura marítima, turismo e lazer). Essa conjunção gera diretamente a valorização econômica dos imóveis e atração de consumidor de renda superior. Além do Beach Park e seus anexos, outros empreendimentos turísticos estão instalados nessa área e são responsáveis pelo consumo e produção do espaço litorâneo: Aquaville Resort, Golf Ville Resort e Residence, Condomínio Berverly Hills Residence e Mandara Kauai e Lanai.
Com o processo de metropolização turística, algumas práticas tradicionais como a pesca perdem relevância. As principais transformações ocorrem no setor de serviços – pousadas, restaurantes e demais comércios se reformulam para atender às novas demandas, como os esportes náuticos, à exemplo do Kite Surf e Wind Surf.
As políticas públicas consolidadas no espaço litorâneo fortalecem o papel da metrópole e a expansão urbana para os municípios mais próximos de sua franja (CUNHA, 2017). Nesses espaços a atividade turística é acompanhada de investimentos públicos e privados e capaz de redefinição dos usos fundiários e alteração no tecido urbano.
Texto Referencia
CUNHA, Gabriela Bento. Urbanização Litorânea e Planejamento na Metrópole: A Produção do Espaço Urbano de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Fortaleza, 2017.