História do LAPUR

O Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR) foi fundado em 1989, sob coordenação do professor Dr. José Borzacchiello da Silva e com o auxílio da professora Dra. Maria Clélia Lustosa Costa. Inicia-se uma jornada promissora e de grande prestigio dentro do Departamento de Geografia UFC com destaque nacional e internacional. O LAPUR foi um dos primeiros laboratórios do Brasil destinado ao estudo de Geografia Urbana e Regional, agregando conceitos teóricos-metodológicos urbanos aplicados às diversas escalas de estudos. A criação do laboratório esteve associada aos movimentos históricos nacionais, a luta da Associação de Geógrafos do Brasil pela valorização da ciência geográfica, movimentos sociais e diretórios acadêmicos, de acordo com o professor Borzacchiello, ajudaram nas discussões sobre cidadania e direitos sociais.

O início das atividades e dos projetos científicos buscavam compreender processos históricos espaciais, como a chegada de sertanejos do interior do estado do Ceará na cidade, a pobreza e a violência que multiplicaram-se nas praças e nas ruas, e também o início do processo de favelização da cidade de Fortaleza, demandas que a sociedade também buscava respostas.

O laboratório participou efetivamente de estratégias governamentais que buscavam planejar o espaço urbano da cidade e contribuiu para projetos de extrema relevância para a população, dentre eles está o METROFOR, a qual os membros do LAPUR elaboraram relatórios minuciosos sobre o uso e ocupação do solo e também os impactos ambientais causados pelas construções.

A chegada do Observatório das Metrópoles ajudou na consolidação do LAPUR no âmbito local e nacional, o aprofundamento de estudos destinados à região metropolitana, delimitações espaciais, processos que transformaram cidades metropolitanas e fluxos de migração, repercutiram no departamento e muitos desses estão publicados em revistas, anais e ebooks.

As pesquisas de mestrado iniciaram-se nos anos de 2003 e 2004, em 2008 o programa de pós-graduação em doutorado. Permitiram o fortalecimento do elo Observatório das Metrópoles e LAPUR, aplicando conceitos e metodologias de análise, auxiliado pelo maior intercâmbio de informações e de pesquisas, o laboratório tornou-se referência em qualidade de pesquisa e em formação de geógrafos com formação ampla na área de Geografia Urbana.

Parcerias com universidades brasileiras e estaduais, como a Universidade Estadual do Ceará, contribuem para a formação intelectual dos alunos e dos professores do laboratório. Além do professor Borzacchiello e da professora Clélia Lustosa, contribuem para a permanência do laboratório: Dr. Eustogio Dantas, Dra. Iara Gomes, Dr. Alexandre Queiroz e a Dra. Alexsandra Muniz, além de uma equipe de alunos de graduação distribuídos em bolsas Iniciação Científica, Extensão Universitária e Iniciação Acadêmica, e pós-graduandos, vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Quer saber mais sobre a história do LAPUR? O professor Dr. José Borzacchiello gravou uma entrevista, confira: