Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da alimentação – NUPEGA

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da alimentação – NUPEGA está vinculado ao Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Ceará. O núcleo é coordenado pela Profa. Dra. Iara Rafaela Gomes do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC.

Nossas atividades têm foco na temática da alimentação por compreender sua importância e indispensabilidade para sociedade. Há diferentes temas relacionados à questão alimentar, como agronegócio, segurança/soberania alimentar, formas de produção de alimentos e a questão da fome que é um assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil. As transformações atuais do mundo reconduzem a discussão sobre a questão alimentar como uma temática mundial. Está associada com problemas cotidianos e envolve discussões sanitárias, ambientais, econômicas, culturais, entre outras.

O NUPEGA procura consolidar a atuação junto à universidade, as comunidades e ao Estado para estimular o debate e promover ações que favoreçam a elaboração de políticas públicas. Nosso objetivo é incrementar a formação de profissionais (graduados, bacharéis e licenciados e pós-graduados) por meio de atividades de ensino e extensão, que envolvam desde grupos de leituras, colóquios de estudos, workshops, palestras, disciplinas, eventos e publicações.

O NUPEGA iniciou suas atividades em 2020, a partir do projeto de extensão “Metamorfoses metropolitanas: Implantação do Núcleo de estudo e extensão em agroecologia e agricultura urbana na Região Metropolitana de Fortaleza”.

Nosso intuito é intensificar conexões com diversos grupos de pesquisa e de extensão, universidades, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, fóruns, conselhos e quaisquer órgãos públicos. Nossa intenção é ampliar parcerias, construirmos eventos, apoiar iniciativas e mantemos canais de comunicação.

Nossos canais de comunicação são o Facebook e o Instagram. Concentramos nossas informações na página do LAPUR. Realizamos diversas atividades que vão desde grupo de leituras a realização de eventos que envolvam a comunidade. No momento, estamos organizando o ciclo formativo virtual sobre “Agroecologia e Agricultura Urbana” que envolve, especialmente, estudantes de graduação em Geografia da UFC a partir do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP), em nosso caso intitulado “A participação ativa dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão no enfrentamento à evasão”.

Projetos NUPEGA

Integrantes NUPEGA