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Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional

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Projetos e Parcerias

Projetos de Pesquisa e Parcerias com participação do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional

 

Observatório das Metrópoles – Parceria em Andamento.

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras.

Os INCTs são grupos de pesquisa na fronteira da ciência, ocupando uma posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Atualmente, a equipe do INCT Observatório das Metrópoles é composta por 282 pesquisadores vinculados à instituições de ensino superior, distribuídos pelos 16 núcleos regionais da rede (saiba mais sobre a Rede Nacional). Além do campo acadêmico, o Observatório reúne instituições e pesquisadores dos campos governamental e não governamental. No total, quase 400 pesquisadores colaboram com as nossas pesquisas.

Nessa perspectiva, o INCT Observatório das Metrópoles procura aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que contribuam para a atuação dos atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas voltadas para o urbano-metropolitano.

O Núcleo de Fortaleza do Observatório das Metrópoles, implantado em 2004, é composto por um grupo de professores pesquisadores e alunos bolsistas (doutorandos, mestrandos, iniciação científica/CNPq e PET), integrantes das Pós-Graduação em Geografia e em Arquitetura e dos Departamentos de Geografia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estes pesquisadores, vinculados a diversos Laboratórios de Pesquisa (LAPUR, LABOCART, LABOCLIMA e LEHAB) e programas de pós-graduação (Geografia e Arquitetura), realizam estudos com base no referencial teórico e metodológico desenvolvido pela rede de pesquisa.

 

Instituto do Ceará – Parceria em Andamento.

Instituto do CearáInstituto do Ceará, a mais antiga instituição cultural do Ceará, que foi fundado em 4 de março de 1887, com o objetivo de coletar e organizar o conhecimento sobre a Geografia, História e Antropologia do Ceará. Muitos de seus antigos sócios, já falecidos, por seu papel na política e na sociedade cearense, são nomes de ruas, com destaque para quatro primeiros presidentes Paulino Nogueira, Thomas Pompeu de Souza Brasil, Barão de Studart e Thomaz Pompeu Sobrinho que dirigiram esta instituição, de 1887 a 1967, e muito contribuíram na sistematização do conhecimento sobre o Ceará. O Instituto do Ceará está instalado no Palacete Jeremias Arruda, antiga residência deste comerciante, edificada em 1920. No passado, abrigou a Chefatura de polícia, a Inspetoria do Trânsito e o Ginásio Municipal Figueiras Lima.

Para saber mais, acesse: Instituto do Ceará

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da alimentação – NUPEGA – Projeto em Andamento

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da alimentação – NUPEGA está vinculado ao Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Ceará. O núcleo é coordenado pela Profa. Dra. Iara Rafaela Gomes do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC.

Nossas atividades têm foco na temática da alimentação por compreender sua importância e indispensabilidade para sociedade. Há diferentes temas relacionados à questão alimentar, como agronegócio, segurança/soberania alimentar, formas de produção de alimentos e a questão da fome que é um assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil. As transformações atuais do mundo reconduzem a discussão sobre a questão alimentar como uma temática mundial. Está associada com problemas cotidianos e envolve discussões sanitárias, ambientais, econômicas, culturais, entre outras.

O NUPEGA procura consolidar a atuação junto à universidade, as comunidades e ao Estado para estimular o debate e promover ações que favoreçam a elaboração de políticas públicas. Nosso objetivo é incrementar a formação de profissionais (graduados, bacharéis e licenciados e pós-graduados) por meio de atividades de ensino e extensão, que envolvam desde grupos de leituras, colóquios de estudos, workshops, palestras, disciplinas, eventos e publicações.

O NUPEGA iniciou suas atividades em 2020, a partir do projeto de extensão “Metamorfoses metropolitanas: Implantação do Núcleo de estudo e extensão em agroecologia e agricultura urbana na Região Metropolitana de Fortaleza”.

Nosso intuito é intensificar conexões com diversos grupos de pesquisa e de extensão, universidades, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, fóruns, conselhos e quaisquer órgãos públicos. Nossa intenção é ampliar parcerias, construirmos eventos, apoiar iniciativas e mantemos canais de comunicação.

Nossos canais de comunicação são o Facebook e o Instagram. Concentramos nossas informações na página do LAPUR. Realizamos diversas atividades que vão desde grupo de leituras a realização de eventos que envolvam a comunidade. No momento, estamos organizando o ciclo formativo virtual sobre “Agroecologia e Agricultura Urbana” que envolve, especialmente, estudantes de graduação em Geografia da UFC a partir do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP), em nosso caso intitulado “A participação ativa dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão no enfrentamento à evasão”.

 

 

2018- Atual
Grampcity: Moving Smartly Towards Accessible & Inclusive Urban Environments for our Elders

Projeto Internacional: Universidade Federal do Ceará – Universidade de Coimbra; Universidade de Aveiro; Universidade do Algarve

Descrição: 
O projeto GRAMPCITY Moving Smartly Towards Accessible & Inclusive Urban Environments for our Elders consiste em um parceria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC e a Universidade de Lisboa, sob as coordenações dos professores doutores Eustógio Wanderley Correia Dantas e Miguel Padeiro e com o envolvimento de cerca de quinze pesquisadores brasileiros e portugueses. O projeto tem por objetivo criar condições para estudos comparativos entre as Regiões Metropolitanas de Lisboa e de Fortaleza, no sentido de avaliar os diferentes contextos de transição demográfica, especialmente com relação ao envelhecimento das populações, e de vulnerabilidade socioambiental, considerando a infraestrutura urbana e os índices de qualidade de vida. O projeto terá três anos de duração e financiamento de bolsas e recursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal (FCT) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O objetivo geral do GRAMPCITY é, portanto, avançar nosso conhecimento da mobilidade cotidiana dos idosos urbanos e da forma como esses problemas afetam a sensação de envelhecimento. Este projeto resulta da cooperação entre 3 equipes de pesquisa de diferentes origens: Geografia, Gerontologia social e Psicologia.

 

Projeto de Extensão: Geografia e Literatura – Concluído

O projeto de extensão Geografia e Literatura é uma atividade desenvolvida no Departamento de Geografia da UFC, há mais dez anos. Conta com uma biblioteca acessível a todos os alunos, resultado de doação de livros pela Profa. Maria Florice Raposo Pereira. Esta professora, diante da dificuldade dos alunos recém-ingressos na interpretação e redação de textos na sua disciplina História do Pensamento Geográfico, estimulava-os a mergulhar na Literatura com o objetivo de levá-los a ampliar o seu interesse pela leitura e a compreender melhor o espaço geográfico presente nos romances, crônicas, contos, novelas em tempos espaços para além do que vivenciam nos seus cotidianos, nos noticiários e nas aulas de campo. Com base nas leituras, pelas descrições da paisagem, do modo de vida, os alunos têm possibilidades infinitas de conhecer e entender lugares diversos e suas transformações. Espaços rurais, industriais, urbanos e regionais são captados na leitura de obras nacionais e estrangeiras, assim como a compreensão, o “olhar geográfico” que os autores têm dos espaços onde situam os seus personagens e o seu enredo e da sociedade que retratam em suas estórias. A partir da execução do projeto é possível uma troca de conhecimentos entre alunos, monitores e professores e através do hábito da leitura, os participantes passam a ver de maneira diferenciada o mundo. Por esta atividade, as diferentes temáticas geográficas de forma lúdica podem ser abordadas e captadas pelos alunos. Atualmente, o projeto encontra-se vinculado ao Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), sob coordenação do Professor Dr. Thiago Cavalcante.

 

 

 

 

 

 

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