Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional

Área do conteúdo

Região Metropolitana do Cariri: A Cidade do Crato e Sua Relevância na Rede Urbana Metropolitana no Interior do Estado.

ADAPTADO POR:

Kaio Duarte VIEIRA

duartekaio1@gmail.com

Universidade Federal do Ceará

A cidade do Crato, localizada ao sul do estado do Ceará, constitui-se como uma das principais cidades metropolitanas do interior, juntamente com Juazeiro do Norte e Barbalha, formam a Região Metropolitana do Cariri, instituída em 2009.  A compreensão da dinâmica de formação do espaço urbano do Crato, do final do século XIX ao início do século XX, associada a sua centralidade, dado a concentração de serviços e comércios (Figura 1) e ao crescimento das cidades vizinhas de Juazeiro e Barbalha, permite apontar como essas cidades se desdenham no interior do estado do Ceará com relação ao setor industrial, de serviços públicos básicos e investimentos de infraestrutura urbana, e como consequência, as transformações socioespaciais imprimem novas funções à cidade e à região metropolitana.

Figura 1 – Antigo núcleo do centro da cidade do Crato, século XIX.

A cidade de Crato teve sua formação econômica e política associada à agricultura e às feiras semanais, as quais são comuns até hoje. Na primeira metade do século XX, a cidade apresentou elevadas taxas de adensamento populacional e também se tornou referência no turismo religioso e nas romarias, que também são características comuns de Juazeiro e Barbalha, contribuindo na expansão do tecido urbano, atraindo visitantes religiosos e gerando, até os dias atuais, receita ao município, relacionado, principalmente, ao setor comercial e hoteleiro.

Esse crescimento está direcionado estritamente a centralidade do município, caracterizada pelo adensamento de serviços, de comércios, escolas, redes de saúde, além de vias urbanas estruturadas, porém poucas transformações nas bordas da mancha urbana. Dessa forma, as áreas adjacentes tornaram-se menos privilegiadas na perspectiva econômica, de aporte estrutural inferior (Figura 2). Os bairros de Granjeiro e Lameiro são os mais valorizados, que apresentam maior preço da terra e casas de alto padrão, concentram renda e localizam-se próximo à Chapada do Araripe, com paisagem natural privilegiada.

Figura 2 – Bairros do Centro e principais corredores comerciais da cidade.

 

Nesse período a Região Metropolitana do Cariri passou a concentrar indústrias têxteis e de calçados no interior do Estado. A região se fortaleceu na oferta de serviços de saúde e educação, o turismo religioso tornou-se, ao longo dos anos, promissor, além disso, a inserção das indústrias, rearranjaram o espaço urbano dessas cidades. Nesse aspecto, Crato diminui funções urbanas e passa a compartilhar a “importância” na região metropolitana do Cariri com a cidade de Juazeiro do Norte, em virtude do desenvolvimento da indústria, das melhorias na rede de transporte e expansão do setor terciário, ainda que o município do Crato se destaque pelo alto poder econômico e centralizador (Figura 3).

Figura 3 – Pontencialidades turísticas e industriais distribuidas pelas cidades da Região Metropolitana do Cariri.

De acordo com SOUSA (2015), enquanto Juazeiro despontava no cenário econômico, o centro da cidade do Crato continuou a ofertar serviços de caráter essencial, como serviços bancários, feiras de alimentos, postos de saúde e comércio. Nas últimas décadas, parcerias públicas e privadas, além de planos estratégicos de desenvolvimento foram estabelecidos, tais como: Projeto Cidades do Ceará, Plano de Requalificação Urbana e dos espaços públicos, com ênfase em ruas, avenidas e praças, com o Projeto Praças Centrais, Plano de Gestão Socioambiental do Cariri Central, que desenvolve na cidade ações de educação ambiental, atividades de lazer e cultura.

De modo geral, pode-se observar, acerca das transformações da rede urbana da Região Metropolitana do Cariri, o fortalecimento de Juazeiro do Norte como uma cidade central, enquanto Crato e Barbalha tentam acompanhar o processo de modernização. Juazeiro do Norte, no final do século XIX e metade do século XX, se consolida como protagonista na dinâmica das funções urbanas de prestação de serviços e no comércio, também beneficiada pela proximidade com a capital Recife, que é referência econômica regional. Assim, desenvolveu-se direcionada ao núcleo urbano do centro, o que a torna monocêntrica e altamente dependente das atividades destinadas à agricultura, pecuária, comércio e turismo religioso.

Texto de Referencia

SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de. A cidade do Crato na rede urbana cearense: papel e importância na dinâmica urbana do CRAJUBAR. 2015. 200 f. Dissertação (Mestrado em geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17619

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo