A Geografia Presente nos Serviços Educacionais no Centro de Fortaleza
ADAPTADO POR:
Francisco Thalvanys Marques DUARTE
Universidade Federal do Ceará
Fortaleza teve seu desenvolvimento tardio comparada a outras capitais. Com a introdução do algodão para exportação, a cidade sofreu grandes transformações estruturais a partir do capitalismo. Com a dinâmica socioeconômica na cidade, Fortaleza, sobretudo, o bairro Centro onde estão enfatizados os fixos e fluxos da cidade (no qual os fixos estão representados a partir dos grandes equipamentos urbanos juntamente com a inserção de Fortaleza na divisão internacional do trabalho) far-se-á necessário que a cidade alterasse sua dinâmica e a própria morfologia para receber todas as instalações importantes, sendo uma delas, as instituições de ensino e educação para acompanhar e incentivar esse desenvolvimento na cidade. Desse modo, esse trabalho abrangerá este processo de dinâmica socioespacial com ênfase nos serviços educacionais no Centro de Fortaleza.
O setor de serviços, nos últimos tempos, cresce vertiginosamente no contexto socioeconômico, decorrente da necessidade de novos ritos produtivos por serviços especializados e ao desenvolvimento dos processos de industrialização e urbanização. No ano de 2013, o subsetor de serviços educacionais foi o que mais cresceu em números de emprego (RAIS/TEM, 2014 apud HOLANDA, 2016), uma vez que, averígua-se a influência dos serviços de educação no espaço, principalmente nas interações entre fixos e fluxos. Sendo assim, mesmo com o crescimento constante de Fortaleza para além de seu “berço” que é o Centro e, logo, tornando-se policêntrica o bairro ainda será o grande detentor espacial desses serviços e sua influência é mostrada na figura 1 apresentando os 10 de bairros que concentram o Índice de Cobertura Setorial das Atividades Econômicas por Bairro (ICS-b):
Figura 1 – Dez bairros de Fortaleza que mais concentram ICS-b (Serviços) – 2012
Fonte: elaborada pela autora, 2016, a partir do IBGE (2010, 2004) e PMF (2014)
As centralidades em outros bairros apresentam também serviços educacionais expressivos, mas, embasados pelos dados da figura 1, o Centro detém os serviços educacionais mais densos estando voltado às camadas populares. Historicamente, por ser um dos bairros mais antigos de Fortaleza, é compreensível que o Centro possuísse as primeiras instituições de ensino e se caracterizavam por um nível básico de instrução dedicado ao ensino primário e ao ensino de latim. No entanto, a cidade iniciou um processo de expansão e espaços foram alterados tal qual sua morfologia urbana ao mesmo tempo pensamentos e a ideologia social, inspirada no liberalismo, racionalismo filosófico e pelos ideais civilizatórios de progresso que foram intercambiados com as relações com a Europa dentro da ótica do capitalismo que foram difundidas, assim, inseriu-se a capital cearense na divisão internacional do trabalho com impactos diretos na educação. A partir disso, no decorrer dos anos, sobretudo, nos anos de 1970, várias ações e políticas se difundiram como surgimento de instituições e, com isto, aumento de matrículas. Nos anos de 1980 com o crescimento maior, Fortaleza teve seu papel descentralizador mais atenuante à medida que outros bairros surgiam e se estruturavam urbanamente fazendo com que o Centro perdesse de seu caráter exclusivamente administrativo (uma vez que já tinha alterado a sua função e totalmente residencial para comercial, mas ainda mantinha a sede de órgãos importantes a nível municipal e estadual) que se reflete em seus serviços de educação. Porém, ainda relevante até os dias atuais contando com uma considerável diversificação a estes serviços (figura 2).
Figura 2 – Localização da Concentração das Instituições de Ensino Centro de Fortaleza
Fonte: elaborada pela autora, 2016, a partir do INEP (2014)
De acordo com o INEP (2014) apud Holanda (2016), o Centro possui 26 instituições e 15.967 matrículas de ensino básico, e 8 instituições e 19.887 matrículas no ensino superior, à vista disso, mostra que o bairro apresenta um número bem expressivos diante do universo total da capital alencarina. A maioria dos equipamentos educacionais no bairro são privados focados no lucro e levam-se em consideração as vantagens locacionais. Em seu público, os estudantes são principalmente fortalezenses de sexo feminino que realizam alguma atividade renumerada possuindo renda familiar de 2 a 4 salários mínimos (de R$ 1.760 a R$ 3.520) e se locomovem ao bairro através de transporte público. Portanto, o Centro continua com uma centralidade notadamente no tocante aos serviços, deste quais o de educação, embora perdida com a expansão da malha urbana da cidade, que está voltada aos segmentos e demandas das camadas mais populares da população.
Referências Bibliográficas:
HOLANDA, Julia Monteiros. DINÂMICA SOCIOESPACIAL DO CENTRO DE FORTALEZA COM BASE NOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS. 193 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Geografia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.