AMÉRICA LATINA ANTE LOS (NUEVOS) RETOS DE LA JUSTICIA SOCIAL Y AMBIENTAL – Novo livro lançado pela Asociación Española de Geografía tem contribuições de integrantes do NUPEGA

Data de publicação: 16 de fevereiro de 2023. Categoria: Sem categoria

O livro intitulado – AMÉRICA LATINA ANTE LOS (NUEVOS) RETOS DE LA JUSTICIA SOCIAL Y AMBIENTAL, tem contribuições de integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da Alimentação – NUPEGA, o aluno de mestrado do Programa de Pós de Graduação em Geografia, Anderson Marreira, juntamente com a professora do Departamento de Geografia UFC, Iara Gomes publicaram artigo Desigualdade, pobreza e fome no Brasil contemporâneo. O evento realizado na Espanha, aconteceu de forma presencial e contou com a presença do autor.

Resumo: Este texto se dispõe a refletir sobre as relações que se estabelecem entre a fome, a pobreza e a desigualdade, a partir do quadro do sistema alimentar hegemônico, como forma de compreender o atual cenário que se encontra o Brasil. A partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostras por Domicílios, da Pesquisa de Orçamentos Familiares e dos Inquéritos Nacionais sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, são evidenciados a complexidade e o crescimento das situações de fome nos últimos anos. Por fim, discutimos temas importantes para se pensar os desafios da garantia do Direito Humano à Alimentação e da Segurança Alimentar e Nutricional da população.

A partir da página: 545