Cumbuco: De vila dos Pescadores à Praia Cobiçada. Seus conflitos, Mudanças e Permanências.

Mariana Ingrid Sousa Melo

marianaingridsousa@gmail.com

A busca em compreender os conflitos, as mudanças e permanências do Cumbuco diante da modernização no litoral cearense, é de fundamental importância uma vez que envolve diversos elementos pertinentes ao turismo e a urbanização, em busca da compreensão de como o modo de vida das pessoas desse bairro do município de Caucaia foi subordinado à lógica da mercadoria.

O Cumbuco possui cerca de 2.298 habitantes (IBGE, 2011), localiza-se no distrito sede do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (Figura 1). O bairro se destaca como um dos principais receptores de turistas no estado do Ceará, porém esse fenômeno revela uma realidade que prejudicou a comunidade.

Mapa 1 – Particularidades do Cumbuco.

Fonte: CAVALCANTE. E. O.  2012.

Os cumbuqueiros e suas famílias que ainda residem no Cumbuco geraram interesse no autor para questionar quantos e analisar a procura pela compra da casa desses combuqueiros e verificar quais famílias venderam parte dos lotes originais ou cederam partes dos mesmos para os filhos e, ainda, houve a apuração da saída desses filhos para outra localidade. Esses combuqueiros que permaneceram e que não foram para outros locais do litoral cearense foram transferidos por conta da especulação imobiliária para uma vila que ficou conhecida como Vila do Cumbuco. Esta Vila foi uma das precursoras do turismo e do veraneio do Cumbuco, passou a ser uma paródia da antiga comunidade e suas relações que antes estavam ligadas ao território de uso foram substituídas por relações abstratas e vendidas como mercadorias para turistas, veranistas e investidores.

A resistência dos cumbuqueiros na Vila, permitiu a qualificação do Cumbuco por meio de gestores e investidores, onde essas pessoas que ainda residem na Vila se juntarão aos outros que tem sua vida ligada à essa localidade. Muitos moradores mais antigos afirmaram que as mudanças feitas ali, apresentaram de modo geral características positivas, como a oferta de serviços básicos e pelas possibilidades de empregos em uma das atividades econômicas ali instaladas. Apesar disso, com a análise focada no fator econômico possibilitou perceber que o Cumbuco há muito tempo não se constitua como comunidade, mesmo com a coexistência de várias temporalidades históricas.

Referências:

CAVALCANTE, E. O. Modernização seletiva do litoral: conflitos, mudanças e permanências da localidade do Cumbuco (CE). 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.