Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade REURC
O núcleo Fortaleza da rede de pesquisa Observatório das Metrópoles (INCT-CNPq) realizou o Fórum “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, evento híbrido (online ou presencial) composto por 7 encontros ao longo de 2023.1. Este fórum partiu da publicação “Reforma Urbana e Direito a Cidade: Fortaleza”, fruto de experiências empíricas e teóricas dos pesquisadores do Núcleo Fortaleza do Observatório, e integrante de uma coletânea de 17 livros publicados pela rede, lançada em 2022. Será um espaço de troca entre a academia e sociedade civil, com o objetivo discutir desafios e propor caminhos para avançar com a agenda de reforma urbana e do direito à cidade em Fortaleza.
Cada encontro do fórum contou com a presença de pelo menos um autor de um capítulo do livro, acompanhado de um membro da sociedade civil (técnicos ou líderes comunitários, por exemplo) para enriquecer o debate.
O Fórum foi aberto a todos que manifestaram interesse em participar e contribuir com a temática, sem necessidade de inscrição. Porém, ao final do fórum, a emissão de certificado foi possível para aqueles que se inscreveram plataforma EVEN e completaram pelo menos 70% de presença nas atividades do fórum (25h), que foram distribuídas quinzenalmente nas seguintes datas:
- 16/03 – “Fortaleza como negócio e a precarização da vida cotidiana.” – presencial.
Convidados: Prof. José Borzacchiello (UFC / PUC-RJ), Dra Sheila Pitombeira (Procuradora do MPE Ceará) e Adriana Gerônimo (Vereadora pela mantada coletiva Nossa Cara)
(Abertura presencial e aula inaugural do Programa de Pós Graduação do Departamento de Geografia)
- 18/03 – Online – “Desigualdades socioeconômicas, vulnerabilidade e negação ao direito à cidade”
Convidados: Professora Clélia Lustosa (Coord. do Observatório das Metrópoles Fortaleza / UFC) e Rutenio Florencio (fundador do Instituto Pensado Bem)
- 01/04 – Online – “Desafios e novas possibilidades para a produção de alimentos na metrópole”
Convidados: Professora Iara Gomes (Coordenadora NUPEGA, LAPUR E PET – UFC); Warley Miranda (Comissão de comunicação da rede de cozinhas comunitárias do GBJ e fundador da cozinha Solidária Ana Facó); Ana Cristina Braga Rodrigues (Cozinha Solidária Casinha do Bem e membro do comitê popular de enfrentamento à fome e à miséria); e Helena Miranda (Cozinha Solidária Ana Facó e Membra da rede de cozinhas comunitárias do GBJ).
- 29/04 – Presencial – Serviluz – “A defesa da ZEIS como instrumento de reforma urbana”
Convidadas: Valéria Pinheiro (LEHAB-UFC e Frente de Luta por Moradia Digna); Professora Joisa Barroso (UNIFOR e UNIAteneu); e Joseane Damasceno (conselheira Gestora da Zeis Serviluz e integrante da diretoria da Associação dos Moradores do Titanzinho).
Local: Associação de Moradores do Titanzinho; Rua Flávio Marcilio, Nº28 – Cais do Porto, Fortaleza.
- 13/05 – Presencial – Bom Jardim – “Movimentos sociais e lutas contemporâneas pelo Direito à Cidade”
Convidados: Professor Eduardo Gomes (UNILAB), Professora Clélia Lustosa (Professora de Geografia UFC), Professor Alexandre Pereira (Professor Geografia UFC), Levi Nunes (Gestor Bom Jardim – CCBJ), Lúcia Albuquerque (Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza – CDVHS), Jô Costa ( Fórum de Juventudes do Grande Bom Jardim), Laíssa Limeira (Frente de Luta por Moradia Digna), Rogério Costa (Rede DLIS/Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza / Frente de Luta por Moradia Digna de Fortaleza), Adriano Almeida (Enfrentamento à COVID e a Fome no Grande Bom Jardim/Rede DLIS).
Local: Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ); Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa, Fortaleza.
- 27/05 – Online – “Lazeres, turismo e o direito à vida na cidade de Fortaleza”
Convidados: Professor Alexandre Queiroz (UFC), Professor Eustógio Wanderley Correia Dantas (UFC) e Levi Nunes (Gestor Bom Jardim – CCBJ)
- 10/06 – Online – “Economia urbana e mercado de trabalho em Fortaleza”
Convidadas: Alexsandra Muniz (Professora de Geografia UFC),Valéria Pinheiro (Frente de Luta por Moradia Digna, LEHAB UFC), Adriana Monteiro (Brechó Bonita de Vestir / Beneficiária do Ser Ponte) e Cristianne Anjos (Coletivo Anjos Empreendedores)
“O direito à cidade é muito mais que a liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos: é um direito de mudar a nós mesmos, mudando a cidade. Além disso, é um direito coletivo e não individual, já que essa transformação depende do exercício de um poder coletivo para remodelar os processos de urbanização. A liberdade de fazer e refazer as nossas cidades, e a nós mesmos é, a meu ver, um dos nossos direitos humanos mais preciosos e ao mesmo tempo mais negligenciados”
(David Harvey, 2013).
Os debates do Forúm, seguem as discussões pautadas no livro ” Reforma Urbana e Direito à Cidade: Fortaleza”
por Alexandre Queiroz Pereira e Maria Clélia Lustosa Costa (org.)
Você pode conferir todos nossos encontros via YOUTUBE, no Canal do LAPUR UFC
Lançamento do Livro
18.08.2023, às 9:30h
Registros Fotográficos
“A defesa da ZEIS como instrumento de reforma urbana”
Associação de Moradores do Titanzinho; Rua Flávio Marcilio, Nº28 – Cais do Porto, Fortaleza.
“Movimentos sociais e lutas contemporâneas pelo Direito à Cidade”
Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ); Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa, Fortaleza.