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Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional

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O Planejamento Urbano e Suas Repercussões no Espaço: Caso da Costa do Sol Poente no Estado do Ceará

ADAPTADO POR:

Kaio Duarte VIEIRA

duartekaio1@gmail.com

Universidade Federal do Ceará

É notória a atual relevância dada pelos setores público e privado aos espaços litorâneos, onde, durante décadas, predominaram as práticas marítimas tradicionais, casos da atividade pesqueira e portuária, principalmente. Essa perspectiva muda, sobretudo no final do século XX, com o incremento de investimentos estatais orientados à reestruturação do litoral. Ações de planejamento urbano e turístico têm como principal objetivo a valorização espacial do litoral por meio da promoção do lazer e da assistência aos turistas e empreendedores, o que impactou não somente a paisagem urbana, mas também dinamizaram social, econômica e turisticamente capitais e regiões metropolitanas da Região Nordeste, atraindo meios de hospedagem e complexos turísticos-imobiliários.

Entretanto, estas estratégias de turistificação, sobretudo no litoral cearense, introduziram dinâmicas que criam conflitos com comunidades locais e seus respectivos modos de vida tradicionais. Pode-se destacar o crescimento imobiliário-turístico, que demanda extensas áreas para instalação, destinação de recursos para obras pouco funcionais e consideráveis impactos socioambientais como algumas das consequências deste processo. Segundo Castro (2016), houve uma precarização do trabalho, caracterizado pela baixa remuneração e curta permanência, fato que associa a disponibilidade da mão de obra barata à precarização das atividades marítimas tradicionais. Tal fato é responsável diretamente pela continuidade da concentração de renda, tanto por parte dos grupos empresariais como por parte dos consumidores desses espaços.

O autor ainda destaca que as estratégias de valorização imobiliária são algumas das principais dinâmicas responsáveis pela fragilidade das práticas tradicionais, através das quais os espaços delimitados para práticas de subsistência são gradualmente desterritorializados em função do turismo e da vilegiatura marítima. A atividade pesqueira e a agricultura, gradativamente, estão propensas à descontinuidade, justo pelo aumento da vulnerabilidade socioeconômica dessas comunidades.

Considerando ainda a atuação das redes sociais, dos sites e agências de turismo, pode-se afirmar que estes, nas duas últimas décadas, tiveram importante papel na dinamização do mercado de viagens. As destinações da Costa do Sol Poente do Ceará, onde localizam-se as praias de Cumbuco, Flecheiras e Jericoacoara, relevantes para a economia do turismo no estado, estão constantemente presentes em publicidades e em propagandas veiculadas, seja por parte do Estado, seja por parte de empresas privadas. Desta forma, construir uma ideia como padrão de qualidade de vida e de promoção do lazer é o principal objetivo destes agentes, além do aumento da demanda por serviços de hotelaria e de comércio (Figura 1).

Figura 1 – Publicidade e Propaganda direcionada para as principais praias do Estado.

 

O marketing torna-se ferramenta para exploração comercial da paisagem e dos serviços, dos atributos físicos e dos atrativos turísticos, estampando-os em blusas, vitrines e acessórios, corroborando, juntamente com a publicidade e a propaganda, para construção de um espaço sem fronteiras, que mesmo distante da capital, detém um grande fluxo de turistas em suas praias. Este processo obedece às estratégias atuais de desenvolvimento e divulgação de praias, mas também é produto das novas funcionalidades adquiridas pelos espaços litorâneos.

Para exemplificação desses fatos, a vila de Jericoacoara, que possuía aspectos relacionados às atividades tradicionais como a pesca, com a turistificação do espaço, verifica importante valorização das praias e instalação de empreendimentos de médio e alto padrão (Figura 2). A vila de Cumbuco também é um exemplo do acirramento entre a especulação imobiliária e as atividades desenvolvidas por parte das comunidades locais, com edificação de inúmeros condomínios e resorts, dinâmica que ajuda a entender essa problemática.

Figura 2 – Empreendimento de alto padrão em construção no litoral próximo à Vila de Jericoacoara.

 

Tais análises permitem compreender que o planejamento urbano direcionado para os pontos turísticos do litoral, em específico para a pesquisa, resultaram em processos distintos dos objetivos primordiais das ações. Isto é, ao invés de promover a distribuição de renda, a melhoria da qualidade do emprego e a dinamização turística das localidades litorâneas, constatou-se considerável valorização imobiliária e fundiária, forte sazonalidade turística, acirramento de conflitos territoriais e enfraquecimento das atividades marítimas tradicionais e, consequentemente, das comunidades presentes.

Texto Referencia

CASTRO, Tiago da Silva. O sol nasce para todos? Planejamento, turistificação e urbanização litorânea na Costa do Sol Poente do Ceará. 2016. 293 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

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