O Terciário e as Práticas Marítimas de Lazer no Litoral Leste, Ceará
ADAPTADO POR:
Marcos Rafael Freire POMPEU
Universidade Federal do Ceará
Nos espaços litorâneos estão localizadas as grandes cidades do mundo, diversificados serviços, além disso, são representações da atual sociedade de consumo. O litoral ao longo do século XX adquiriu relevância e status social. Morar ou realizar lazer na praia tornou-se objeto de desejo que diferenciam determinados grupos sociais.
Os processos de ocupação e atração dos espaços litorâneos para o lazer são percebidos no Nordeste brasileiro, cujos resultados ocorrem diretamente nas dinâmicas urbanas dessas localidades. Neste sentido, tais processos desencadearam transformações espaciais a partir da implantação de politicas públicas e atração de investimentos privados.
A valorização do litoral cearense estimulou o crescimento econômico dos serviços que compõem a cadeia produtiva do turismo, entre eles serviços de hospedagem, restaurantes, bares, barracas de praia, transportes e agências de turismo, transformando o turismo num vetor econômico do Ceará. Tal afirmação é confirmada em virtude de o litoral concentrar os fluxos turísticos, parte significativa dos empreendimentos hoteleiros e ser o local mais comercializado por agências e operadoras do turismo.
No Litoral Leste do Ceará, o turismo se tornou atividade fundamental, correspondendo ao espaço mais turistificado do estado. Percebe-se sua relevância a partir do fluxo de turistas, da iniciativa dos empreendimentos hoteleiros e do fascínio que exerce nos meios de comunicação, motivado pelo marketing em torno do complexo turístico Beach Park e o encanto das belas paisagens em Canoa Quebrada e Morro Branco.
A pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre os fluxos impulsionados pelas práticas marítimas modernas e a diversificação de serviços turísticos no litoral leste do Ceará, especificamente em Porto das Dunas, Morro Branco e Canoa Quebrada (Figura 1). Percebemos que tais localidades foram transformadas em espaços de consumos em virtude da implantação de diversos empreendimentos vinculados ao lazer. Assim identificamos que houve o processo de urbanização, valorização e apropriação dessas localidades por agentes econômicos, sobretudo serviços de alimentação, hotelaria e vinculados a passeios de buggy.
Figura 1- Recorte espacial da pesquisa
Em Porto das Dunas, observamos a predominância de grandes empreendimentos hoteleiros, principalmente da tipologia resorts, esses serviços impactam na valorização do espaço e na atração de um público de maior poder aquisitivo. Evidenciamos que na localidade prevalecem visitantes mais exigentes. Além disso, esses equipamentos tendem a concentrar o consumo diminuindo a circulação dos turistas pelo lugar.
O complexo turístico Beach Park é o equipamento-âncora do turismo no Litoral Leste, que impacta diretamente no processo de urbanização litorânea, impulsionando a chegada de outros empreendimentos ao entorno. A partir de sua implantação, a localidade recebeu outros investimentos, dentre eles, vários resorts, condomínios multifamiliares, restaurantes, localizados nas proximidades do complexo. Entendemos que o grupo centraliza parte do consumo dos visitantes que busca o lazer em Porto das Dunas, em virtude de reunir em um só lugar um conjunto de serviços, como parque aquático, resorts, hotel e espaço de conveniência (figura 2).
O grupo Beach Park adota estratégias que possibilitem receber visitantes o ano inteiro. Dessa forma, estabelece programas de popularização dos fluxos nos períodos de baixa estação, com finalidade de minimizar os efeitos da sazonalidade, típica das atividades turísticas.
Figura 2 – Serviços turísticos do Beach Park
Em Canoa Quebrada observamos diversificados serviços turísticos, entre eles apontamos atividades de alojamento, alimentação, barracas de praias como importantes atividades terciárias. Eles possuem localização estratégica formando um aglomerado de atividades interdependentes, principalmente na Avenida Dragão do Mar, popularmente nomeada de Broadway, tal ação impacta em uma coesão de serviços. O consumo desses serviços é intensificado à noite, principalmente nos períodos de alta estação e aos finais de semanas, estabelecendo uma aglomeração sazonal de serviços (figura 3).
Figura 3 – Serviços turísticos em Canoa Quebrada, Aracati
Em relação ao Morro Branco, à localidade possui serviços turísticos tradicionais, principalmente pousadas de menor porte voltadas para um público mais popular. Identificamos que os grandes empreendimentos hoteleiros se concentram na Praia das Fontes (Figura 4). Assim, acreditamos que Morro Branco passa por processo de popularização dos fluxos, com consequente diminuição do turista mais exigente.
Figura 4- Serviços turísticos em Morro Branco, Beberibe
Os passeios de buggy são importantes serviços que impactam diretamente a produção do espaço de Canoa Quebrada e Morro Branco. Eles impulsionam o deslocamento dos visitantes por diversas partes da localidade, sobretudo por lugares de difícil acesso. Tais passeios funcionam de forma articulada com outros serviços, dentre eles agências de turismo, alojamentos, barracas de praia. Além disso, estabelecem estratégias que induzem os visitantes ao consumo, formam espacialidades e possuem relações com a metrópole.
Assim, constatamos que as localidades estão inseridas no processo de urbanização voltada para o consumo de serviços, tendo as atividades relacionadas ao lazer com uma de suas facetas. Nesse processo as localidades foram transformadas, através da instalação de vários empreendimentos turísticos e possuem interdependência com a metrópole.
Para maiores informações e detalhamento, consultar o texto base:
POMPEU, Marcos Rafael Freire. O terciário e as práticas marítimas de lazer na produção do espaço litorâneo da costa leste do Ceará. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará – Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55845. Acesso em: 29 de mar. 2021.