Moradia permanente das classes de baixos rendimentos no litoral de Caucaia, CE

Francileuda Pontes Paz

leudapontes@gmail.com

A urbanização do litoral cearense segue a linha de costa e é impulsionada pela comercialização do solo litorâneo, pela expulsão-atração de moradores e pelos investimentos públicos voltados para obras portuárias e turísticas. O espaço litorâneo, inserido na lógica do processo de metropolização, passou a ser dimensionado por novas práticas marítimas modernas (lazer, turismo e vilegiatura). Nesse sentido, as cidades turísticas representam uma nova e extraordinária forma de urbanização, porque são organizadas principalmente para o consumo de bens, serviços e paisagens como produtos da sociedade de consumo de massa.

No passado recente, a praia era o ambiente da pesca e do trabalho das populações locais, hoje se tornou voltado ao turismo, à moradia sazonal e à moradia permanente de estratos gentrificados. Ao mesmo tempo em que o turismo valoriza essas áreas litorâneas, torna-se também um dos responsáveis pela atração e repulsão de pessoas, pois acarreta uma dinâmica populacional ocasionada pela geração de empregos em vários setores da economia. Contudo, sem realizar mudanças significativas na lógica da reprodução da pobreza na forma de desigualdade social e residencial em Caucaia, que se agrava na medida em que a moradia se torna mercadoria de restrito acesso.

A expansão metropolitana litorânea das últimas décadas em direção a Caucaia teve como principal caraterística a rápida valorização imobiliária dos terrenos, com expansão de loteamentos e construções, tendo como motor dessa expansão o fenômeno da segunda residência (vilegiatura) a partir da capital fortalezense. Desde então, seguiu-se a rápida urbanização de outros espaços litorâneos de Caucaia, que constituem hoje uma ampla faixa litorânea que se estende ao longo desde a APA do Rio Ceará até a APA do Lagamar do Cauípe.

Caucaia está inserida na rota turística cearense, sendo o segundo destino preferido dos turistas (SETUR, 2016). Levando-se em consideração que o turismo cearense é expressivo na modalidade sol e praia, Caucaia possui atributos litorâneos que possibilitam o desenvolvimento dessa modalidade, pois possui uma linha de costa de 44 km que abrange 6 bairros litorâneos: Parque Leblon, Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco e diversos empreendimentos turísticos (Figura 1).

Figura 1 – Mancha urbana de Caucaia

O mercado imobiliário se voltou para o litoral de Caucaia em busca de espaços voltados para população de classes de renda média e alta, com crescente participação de investidores que visam obter retorno lucrativo em longo prazo. O processo de valorização das zonas de praia se ampliou e se intensificou no litoral do município de Caucaia, de modo a subjugar a antiga lógica do território praticada pelos antigos povos litorâneos às novas demandas por lazer da sociedade.

Esse quadro socioambiental engendrou restrições no que tange à apropriação das zonas de praia pelas classes de menores rendimentos que, por não possuir recursos financeiros suficientes para obter uma moradia na faixa de praia, passam a ocupar e construir em áreas ambientalmente frágeis, especificamente nos campos de dunas paralelos à linha de costa de Caucaia. O quadro econômico de grande dinamismo do litoral de Caucaia geralmente é utilizado pelos residentes como justificativa para permanência dessas populações de baixos rendimentos nessas áreas, visando a possibilidade de geração de emprego.

Para maiores informações e detalhamento, consultar o texto base:

PAZ, Francileuda Pontes. O morar na praia: transformações e permanências na moradia litorânea em Caucaia – CE. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza, 2020.

Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/57100/3/2020_dis_fppaz.pdf>. Acesso em 13 de junho de 2021.