NUPEGA e Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade são destaques no Observatório das Metrópoles

Data de publicação: 1 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

” O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da Alimentação (NUPEGA-UFC), vinculado ao Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR-UFC), integrantes do Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles, mobilizou duas grandes ações juntamente com a comunidade do bairro Serrinha, na capital cearense, nos dias 22 e 29 de abril de 2023.

O NUPEGA iniciou suas atividades em 2020, a partir do projeto de extensão “Metamorfoses metropolitanas: Implantação do Núcleo de estudo e extensão em agroecologia e agricultura urbana na Região Metropolitana de Fortaleza”. O Núcleo vem contribuindo com relevante ações para a sociedade de Fortaleza, interagindo com diversas instituições, como, por exemplo, o Grupo Diálogos (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e o Centro de Valorização da Vida Herbert de Souza (CDVHS) na realização do “Mapeamento de enfrentamento à fome no Grande Bom Jardim”, experiência retratada no livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Fortaleza”.

As atividades desenvolvidas pelo NUPEGA, juntamente à comunidade do bairro Serrinha, têm como foco o despertar comunitário para discussão da alimentação saudável e soberania alimentar por meio da produção de alimentos em espaços urbanos (agricultura urbana), apresentando novas possibilidades de diminuição da pobreza, geração de renda e utilização de espaços ociosos.

As ações de abril, se deram em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Serrinha (AMORBASE) e o Instituto Irmã Giuliana Galli (IIGG), fundamentais para a construção da parceria do NUPEGA e a comunidade da Serrinha.

No primeiro dia de ações, as atividades ocorreram em dois espaços do Instituto Irmã Giuliana Galii, iniciando com uma rica roda de conversa sobre ambientalismo popular que mobilizou a população para uma prática na Horta Comunitária Terra Viva Guaribal, a partir de uma oficina de canteiros com a participação do projeto Quintal Vivo.”

TRECHO RETIRADO DA NOTÍCIA: Núcleo Fortaleza apoia atividades de agricultura urbana no bairro Serrinha

A abertura do Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade também foi destaque na página do Observatório das Metrópoles.

“Na última quinta-feira, 16 de março de 2023, aconteceu a abertura do Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade, organizado pelo Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles (INCT-CNPq). O objetivo é divulgar a publicação de mesmo nome (disponível para download), fruto de experiências empíricas e teóricas dos pesquisadores do núcleo, e que integra uma coletânea de 17 livros publicados pela rede. Além disso, o fórum está sendo um espaço de troca entre a academia e sociedade civil, discutindo a reforma urbana e o direito à cidade na capital cearense.

O evento, realizado no auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com um público de 120 pessoas, reuniu acadêmicos e agentes da política local para discutir o tema “Fortaleza como negócio e a precarização da vida cotidiana”. Os convidados, Prof. Dr. José Borzacchiello (UFC/PUC-RJ e autor do 1º capítulo do livro), Dra. Sheila Pitombeira (Procuradora do MPE Ceará) e Adriana Gerônimo (Vereadora pela mandata coletiva Nossa Cara), discutiram a desigualdade socioespacial em Fortaleza, elencando os principais agentes que monopolizam as tomadas de decisão na cidade, além de expor diversas situações nas quais o Direito à Cidade não está sendo garantido para as populações mais vulneráveis.”

LEMBRANDO QUE: o Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade está chegando ao seu último encontro. Para mais informações, acesse nosso Instagram. Em breve informaremos a data de realização do encontro.