Os Impactos Socioambientais E Os Grandes Empreendimentos Turísticos Residenciais No Distrito De Tapera

Isabella Freires Tavares

isabellatares@gmail.com

O turismo é um conjunto de atividades e serviços caracterizado pela motivação social em conhecer lugares que diferem da vivência habitual, que geralmente envolve uso de espaços naturais. Essas áreas recebem investimentos públicos e privados, para o desenvolvimento e modernização do sistema de transportes e de comunicação, adequando-se ao modelo globalizado de turismo.

A região metropolitana de Fortaleza é fortemente inserida nessa dinâmica de desenvolvimento de um turismo “moderno”, intermediado por uma série de intervenções e planejamentos de ordem pública para o fomento dessas transformações estruturais. À medida em que esses espaços se modificam a atender e suprir as necessidades do empreendedorismo imobiliário turístico de nível superior, aumenta a valorização imobiliária e crescem os investimentos privados.

São construídos grandes complexos turísticos residenciais, que causam transformações econômicas, sociais e ambientais à medida em que são aplicados recursos e intervenções para atender as exigências dos turistas. Assim como em diversas cidades litorâneas, esse processo vem ocorrendo no município de Aquiraz-CE, onde se localiza o distrito de Tapera e empreendimentos residenciais, como o Aquiraz Riviera (Figura 1).

Figura 1: Localização do distrito de Tapera, do Aquiraz Riviera e das comunidades locais

Fonte: elaborado pelo autor (LIMA, 2015, p. 56).

Na pesquisa, a autora destaca que as praias do município de Aquiraz são bastante procuradas por turistas nacionais e internacionais, atraindo investimentos de capital privado e externo. Desde a década de 1990, ou seja, nos últimos 30 anos, a dinamização econômica influenciada e consequente do desenvolvimento do turismo, provocou um aumento na densidade urbana na zona costeira da cidade, com o crescimento do número de segundas residências, resorts, hotéis, pousadas e parques aquáticos.

Tendo em vista a capacidade dessa atividade na geração de empregos formais, informais, sob um modelo socialmente inclusivo, percebe-se que o turismo a ser desenvolvido no litoral cearense não há preocupação com a qualidade de vida das comunidades locais. Em Aquiraz, os empresários expandem seus negócios excluindo as comunidades tradicionais e os pescadores, atuando de forma individualista, praticamente a privatizar as praias e expulsar os nativos.

Um dos principais conflitos existentes no distrito de Tapera em Aquiraz são as disputas pelas áreas privatizadas, ao exemplo da rota onde os bugueiros realizavam passeios turísticos. Na construção do empreendimento Aquiraz Riviera foi instalado um muro (Figura 2) que isolou o acesso as dunas onde ocorriam passeios de bugue de forma ilegal, o que causou o desconforto entre os moradores locais e os empresários, por prejudicarem a atividade que gera renda aos nativos.

Figura 2: Muro que delimita o empreendimento turístico residencial

Fonte: elaborado pelo autor (LIMA, 2015, p. 85).

Observa-se que a atividade trouxe melhorias na geração de emprego e renda, no comércio e na valorização do setor imobiliário. Porém, os impactos sociais e ambientais negativos, como a alteração e desmonte de dunas fixas e móveis e as privatizações de áreas de uso comum à população local, expõe a ausência de um planejamento adequado ao desenvolvimento das atividades turísticas.

Torna-se necessário que, principalmente o poder público, e os empresários repensem e reestruturam o modo com que está sendo feito o turismo na região, para que se valorize a cultura, o cotidiano e as atividades dos moradores locais e também o meio ambiente, potencializando os valores históricos e culturais e contribuindo com o desenvolvimento econômico, de modo a diminuir impactos que causem o desequilíbrio dos ambientais naturais litorâneos.

Para mais informações consultar:

LIMA, Fátima Aurilane de Aguiar. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO TURISMO NO DISTRITO DE TAPERA: O CASO DO COMPLEXO TURÍSTICO E RESIDENCIAL AQUIRAZ GOLF & BEACH VILLAS. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará – Área de concentração: Divisão territorial e Desenvolvimento sustentável, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza-CE, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21803.