Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional

Área do conteúdo

Professores

Alexandre Queiroz Pereira

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Le Mans Université – França. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros A Urbanização vai à Praia e Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil. Editor da Revista Mercator. Pesquisador Produtividade do CNPq e do Observatório das Metrópoles. Integrante do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR). Co-tutor do Programa de Educação Tutorial. Parecerista e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana. Escreve sobre metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo e vilegiatura marítima.

Maria Clélia Lustosa Costa 

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III. Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Vice-Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional ? (LAPUR) da UFC. Sócia efetiva do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e sua representante no Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio histórico e cultural (COMPHIC). Coordenadora do núcleo Fortaleza da Rede Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática (INCT). Foi representante da UFC no Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) e da Associação de Geógrafos Brasileiro na Comissão do Plano diretor de Fortaleza (CPPD). Tem publicações sobre urbanização, segregação socioespacial, problemática ambiental e vulnerabilidade socioambiental. Faz pesquisa também na área de Geografia Regional, Urbana, Geografia Histórica e Geografia da Saúde.

Iara Rafaela Gomes

Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2007) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2013). Atualmente, é docente dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia da instituição em que trabalha como professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFC, Campus do Pici, Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR, desde 2019). Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU, desde 2007), da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas (REAGRI) e da Rede Observatório das Metrópoles (desde 2017). Possui experiência com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço agrário, espaço urbano, relações cidade e campo.

José Borzacchiello da Silva

Professor Titular e Emérito da Universidade Federal do Ceará. Professor dos Programas de Pós Graduação em Geografia da UFC e PUC-RIO, Pós-doutor em Geografia Humana pela Université de Paris IV – Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Coordenou a área de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidiu a AGB (1986-1988). Presidiu a ANPEGE (2003-2005). Atua na área de Geografia Urbana, especialmente no enfoque dos Movimentos Sociais. Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Exerceu a função de Assessor do Cearah Periferia. É conselheiro do CETRA. Realizou Expertise e Consultoria Internacional para o Conseil Scientifiqu da Open Edition que desenvolve a Plataforma Revue.org. Editou o livro French-Brazilian Geography – The Influence of French Geography in Brazil, pela Springer Briefs in Latin American Studies. Integra o projeto PRINT/CAPES Integrated socio-environmental technologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate change. Integra Comissão Editorial de revistas nacionais e estrangeiras.

Eustógio Wanderley Correia Dantas

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia e Planejamento – Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2000). Exerce trabalhos de orientação na Pós-Graduação em Geografia, na qual foi coordenador de 2004 a 2008, e no Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Atuou como Professor Visitante na Université de Paris IV – Sorbonne (Institut de Géographie) (2008) e na Université d’Angers (UFR ESTHUA, Tourisme et Culture) (2018). Indicado Coordenador de Área da Geografia na CAPES para o quadriênio 2014-2017. Eleito sócio efetivo do Instituto do Ceará (Geográfico, Histórico e Antropológico) em 2013. Atuação como editor de periódicos (MERCATOR, 2004/atual e da Revista da ANPEGE, 2003/2005 e 2010/14) e de Coleção de Livros (da SPRINGER – “The Latin Studies Book Series” e “SpringerBrief in Latin American Studies”, 2016/atual e da UFC – Coleção Estudos Geográficos, 2009/atual). Compõe a Comissão Editorial dos Cadernos das Metrópoles (IPPUR-UFRJ, 2011-atual) e participa do Conselho Científico de periódicos na área da geografia e afins: Revista Franco-brasileira CONFINS, Revista GOT (Portugal), GEOUSP, Ateliê Geográfico, Vivência (2002-2011), Revista Eletrônica Caminhos da Geografia, Geotextos, etc. Atua na área de Geografia e Estudos multidisciplinares, com ênfase na temática urbana: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.

Alexsandra Maria Vieira Muniz

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará(2014.2), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). É bacharel (2001) e licenciada (2006) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles – Núcleo Fortaleza(Lapur). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica e Geografia Urbana e Industrial, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Reestruturação Produtiva e Espacial; Relações de produção e de trabalho; Mercado de trabalho e mobilidade do trabalhador. Atualmente desenvolve atividades atinentes à Geografia Urbana e Geografia e Ensino, com ênfase nas temáticas: Reestruturação Produtiva e Espacial e Dinâmica UrbanoIndustrial na economia metropolitana; Agroindústria, Trabalho e relações campo-cidade, bem como o uso de diferentes linguagens e metodologias ativas no ensino de Geografia, resultantes dos trabalhos desenvolvidos junto ao Pibid-Geografia e à disciplina de construção de material para Geografia Humana

 

 

Acessar Ir para o topo